Cases de sucesso
Governança Ágil
DESAFIO
Por se tratar de um projeto global, ou seja, com o envolvimento de 28 países, podemos destacar dois grandes desafios. O primeiro foi cativar o engajamento dos stakeholders pelo fato deles já possuírem uma ferramenta parecida e fazerem essa troca por outra similar, porém mais robusta. Já o segundo desafio, trata-se da sincronização das frentes do projeto e o alinhamento com o time local e global, visto que já possuíam um modelo de governança implementado. Com mais de 300 colaboradores em 28 países, a aplicação da ferramenta necessariamente deveria ser conjunta em todos eles.
SOLUÇÃO
Com a necessidade de uma plataforma mais robusta de CRM, colocando o cliente no centro da decisão, onde unificasse todos os dados e insights, com melhorias na comunicação de todos os stakeholders da empresa, introduzimos o método ágil como base do projeto. E para utilizá-la, houve uma grande demanda na modificação da mentalidade dos colaboradores envolvidos, pois a forma de atuar se torna completamente diferente, principalmente quando há o envolvimento de 28 países e com um prazo de entrega de 6 meses. Assim, essa metodologia foi conduzida por um time de dois diretores, três gerentes e mais de 300 colaboradores envolvidos.
RESULTADOS
A governança ágil fez com que a equipe entregasse a ferramenta no prazo estipulado, com uma sincronização entre todos os colaboradores, tornando-a como principal ferramenta global de relacionamento dentro da indústria farmacêutica. Com ela, é possível ter uma visão única do cliente, com relatórios consistentes e automatizados, dashboards e conteúdos customizados, além de possível vendas e melhorias no relacionamento da empresa.
IMPACTOS
A partir do uso do método ágil, foi possível ter uma otimização dos processos, entregando os resultados de forma rápida e atendendo todos os objetivos do projeto. Dessa forma, a ferramenta se tornou o principal canal de CRM do setor farmacêutico, premiando o Brasil em primeiro lugar em estratégia de inovação pela metodologia abordada.