Cases de sucesso
Ciência de Dados (Sorte Online)
O Sorte Online Opera desde 2003, sendo reconhecido como o maior grupo de serviços lotéricos do País, tendo repassado mais de R$ 160 milhões em prêmios. Ele facilita a vida do apostador, oferecendo a possibilidade de participar dos sorteios das loterias oficiais da Caixa, como a Lotto Super e LottoCap. Os serviços podem ser contratados 24 horas por dia, 7 dias da semana, e sem as filas das lotéricas. E ainda conta com as mais diversas formas de pagamento, como boleto, transferência eletrônica, cartões de crédito etc.
O Desafio
Encontrar o índice de atratividade por concurso, sem a dimensão, avaliando o comportamento das variáveis disponíveis na base de dados do Sorte Online.
Solução
Por meio da nossa equipe de Ciência de Dados, definimos o perfil de cada apostador e como ele se comporta ao longo do tempo. Paralelamente, encontramos o ticket médio para cada perfil de apostador. Ao final, foi verificada a atratividade da loteria de acordo com o grupo de variáveis retornando à atratividade de forma geral. É importante pontuar que o índice de atratividade estimado tem alterações ao longo do tempo em função das variáveis utilizadas. Necessita-se calcular a atratividade do passado, estimar a atratividade futura e montar um cenário de comparação.
Resultados
Realização de uma campanha baseada na clusterização de clientes e ticket médio de venda, gerado pela segmentação feita pela primeira fase do projeto, que resultou no aumento da quantidade de vendas.
Tecnologias utilizadas no projeto
Python, R, Power BI, construção de base intermediária a partir das demais existentes no Banco de Dados SQL, ambiente Cloud Azure.