Business Analytics: o que é e como aplicar em seu negócio

A análise de negócios, conhecida como business analytics, é crucial para o sucesso de qualquer organização, pois ajuda os tomadores de decisão de forma a impulsionar o desempenho das empresas.
Ao alavancar insights orientados por dados, as empresas podem otimizar seus processos para reduzir custos, melhorar a experiência do cliente, identificar novas oportunidades de crescimento e até mesmo prever tendências futuras e antecipar as necessidades do cliente.
O que é business analytics?
Business analytics é um conjunto de disciplinas e tecnologias que usa análise de dados, modelos estatísticos e outros métodos quantitativos para suportar a tomada de decisões empresariais.
As empresas orientadas a dados (data driven) tratam seus dados como um ativo comercial e procuram maneiras de transformá-los em vantagens competitivas.
O sucesso de uma estratégia de business analytics depende da qualidade dos dados, de analistas qualificados que entendam as tecnologias e o negócio e do compromisso de usar os dados para obter insights valiosos.
Quais os principais tipos de análises de negócios?
Podemos dizer que business analytics começa com alguns processos fundamentais:
- Determinação do objetivo da análise;
- Seleção de uma metodologia de análise;
- Obtenção dados de negócios para dar suporte à análise;
- Limpeza e integração de dados em um único repositório, como um data warehouse.
Normalmente, a análise inicial é realizada em uma amostra dos dados. Usa-se ferramentas analíticas como sistemas de mineração de dados e modelagem preditiva. Com isso, são identificados padrões. Em seguida, novas perguntas são feitas e o processo analítico se repete até que o objetivo da análise seja alcançado.
Existem diferentes tipos de análise de negócios:
- Análise descritiva: rastreia os principais indicadores de desempenho (KPIs) para entender a situação atual de um negócio;
- Análise preditiva: analisa dados de tendências para avaliar a probabilidade de resultados futuros;
- Análise prescritiva: considera o desempenho passado para gerar recomendações para lidar com situações semelhantes no futuro.
- Análise de diagnóstico: semelhante à análise descritiva; analisa o estado de um negócio e traz um diagnóstico sobre determinados eventos ou resultados.
Diferenças entre business analytics e business intelligence
Os termos “business analytics” e “business intelligence” são frequentemente confundidos, mas diferem.
Business Intelligence (BI) refere-se ao processo de coleta e análise de dados para tomar melhores decisões de negócios.
BI se concentra na coleta e análise de dados de várias fontes para identificar tendências e padrões para tomar decisões mais bem informadas sobre a direção futura de sua empresa.
Business analytics é um subconjunto do BI que se concentra na aplicação de técnicas de análise estatística para obter informações sobre como os clientes usam produtos ou serviços. Como resultado, os profissionais de business analytics normalmente têm formação mais avançada em matemática ou estatística do que aqueles que trabalham com BI.
Eles usam ferramentas de BI como painéis, relatórios, scorecards e visualizações para realizar suas tarefas, como criar relatórios ou gerenciar projetos com base nas informações coletadas de diferentes departamentos de uma organização.
A principal diferença entre esses dois conceitos é que o business intelligence é focado na análise descritiva, enquanto o business analytics é focado na análise preditiva.
Business Intelligence é usado para analisar dados históricos para entender comportamentos, para explicar resultados de vendas, por exemplo.
Por outro lado, business analytics usa modelagem preditiva para prever como diferentes variáveis afetam umas às outras. Por exemplo, um varejista que deseja saber como o preço afeta o volume de vendas. O business analytics pode ajudá-lo a prever o efeito que o aumento de preços teria em seus resultados.
Quais são os ganhos com a implementação de business analytics?
A adoção de uma estratégia de business analytics traz diversos benefícios às empresas:
Melhor tomada de decisão
A análise de negócios ajuda as empresas a tomar melhores decisões, pois fornece informações baseadas em dados sobre as necessidades dos clientes, estratégias dos concorrentes e outras tendências de mercado. Com a ajuda da análise, as empresas podem identificar áreas de melhoria e desenvolver planos para atingir seus objetivos estratégicos.
Redução de custos
Ao alavancar ferramentas e técnicas de análise, as empresas podem obter visibilidade de seus processos e identificar potenciais para redução de custos e otimizar recursos para alcançar a máxima eficiência.
Experiência do cliente aprimorada
A análise de negócios permite que as empresas entendam melhor as necessidades, preferências e comportamentos dos clientes, o que as ajuda a desenvolver produtos ou serviços que atendam às suas expectativas. Além disso, fornece informações sobre a satisfação do cliente e ajuda as empresas a identificar áreas de melhoria.
Processos mais eficientes
Ao alavancar a análise, as empresas se tornam mais preparadas para otimizar seus processos e alocar recursos com mais eficiência. Isso ajuda as organizações a reduzir o desperdício e aumentar a produtividade.
Planejamento estratégico mais assertivo
A análise de negócios fornece informações sobre tendências de mercado, estratégias de concorrentes e outras métricas importantes que podem informar o planejamento estratégico. Ao alavancar insights orientados por dados, as empresas podem desenvolver estratégias mais eficazes e mais adequadas às características do mercado.
Você acredita que business analytics pode trazer benefícios ao seu negócio? Então converse com nossa equipe de especialistas!