Aceleração digital: como a Taking vem se consolidando como um dos principais players do Brasil

Primeiramente, as empresas que esperam obter uma vantagem competitiva no futuro digital estão vivenciando uma nova realidade: a aceleração digital. Isto é, os conceitos de aceleração e transformação digital são muitas vezes confundidos um com o outro. Mas há diferenças importantes que devem ser entendidas.
Neste artigo, vamos explorar o significado da aceleração digital e contar como a Taking vem se consolidando neste mercado. Confira!
O que é aceleração digital?
Em suma, a aceleração digital é uma estratégia de negócios que orienta o futuro da empresa. Ela direciona o foco para a adoção das tecnologias mais recentes, como automação de processos de negócios, machine learning e inteligência artificial.
A pandemia da COVID-19 se tornou um impulsionador da aceleração digital, sobretudo em função de três aspectos:
- Trabalho remoto: durante a pandemia, o trabalho remoto se tornou uma nova norma para muitas empresas em todo o mundo e boa parte delas vêm mantendo o modelo, ainda que seja apenas em alguns dias da semana.
- Demanda do cliente: o foco em serviços online são uma nova regra para os negócios. As empresas que aceitaram essa mudança e adaptaram suas ofertas têm mais chances de sucesso.
- Inovação tecnológica e disrupção digital: novas tecnologias abrem portas para novas oportunidades de negócios. De acordo com um estudo da McKinsey, quase metade das empresas acredita que a mudança na adoção de tecnologias avançadas (como inteligência artificial) continuará fazendo parte da aceleração digital.
Qual é a diferença entre aceleração digital e transformação digital?
Nesse sentido, podemos dizer que a transformação digital e a aceleração compartilham um objetivo comum: reformular os fluxos de trabalho e acompanhar a evolução das demandas dos consumidores por meio da tecnologia.
No entanto, existem pontos-chave que diferenciam os dois e ajudam a definir com mais precisão a aceleração digital:
- Durante a aceleração digital, as tecnologias são adotadas em um ritmo muito mais rápido.
- A aceleração não pode existir sem transformação. A aceleração digital pode ser pensada como um processo contínuo composto por diferentes projetos de transformação digital.
- As empresas geralmente empregam uma estratégia de aceleração quando a pressão dos concorrentes ou a demanda do cliente as leva a priorizar a velocidade ao longo de um projeto de transformação.
- A aceleração digital significa que a empresa está continuamente incorporando novas tecnologias e desenvolvimentos em seus procedimentos assim que esses desenvolvimentos são identificados como úteis. Dessa forma, a aceleração capacita as empresas a estarem sempre na vanguarda das novas tecnologias.
Taking: um dos principais players da aceleração digital no Brasil
Do mesmo modo, a história da Taking começou em 1995. Ao longo de uma jornada de quase três décadas, nos tornamos uma aceleradora digital especializada em compreender as necessidades das organizações, tanto no âmbito do negócio como nas questões técnicas de TI, proporcionando o equilíbrio perfeito entre tecnologia e humanização.
Até meados dos anos 2000, nos tornamos especialistas em alocação de recursos de TI. Nos anos seguintes, expandimos nossa atuação passando a abranger também as frentes de processos e tecnologia.
Nos últimos anos, nos posicionamos como uma das melhores aceleradoras digitais do Brasil, mas não paramos por aí! Passamos a atuar também fora do país e abrimos um escritório em Miami (EUA).
Além de crescermos nossa base de clientes de forma orgânica, concluímos a aquisição da InfoA2, em 2022.
Como a Taking pode acelerar a jornada digital das empresas?
Apoiamos as empresas na aceleração digital baseada no tripé “pessoas, processos e tecnologias”.
Acreditamos que não existe tecnologia sem processos e nem processos sem pessoas e também que atuar de forma inovadora, ágil e humanizada, é a melhor forma para promover alta performance às empresas e para construirmos juntos, um futuro melhor.
Em nosso site, é possível encontrar vários cases de sucesso que demonstram nossa atuação.
Aqui destacamos um exemplo recente: um projeto que envolveu Inteligência Artificial (IA) para uma grande empresa do agronegócio.
O desafio consistia em montar um motor de crédito baseado no aprendizado da máquina para auxiliar nosso cliente a realizar análises de crédito para produtores rurais.
Entregamos uma solução (Machine Learning / Inteligência Artificial) que gera o rating e o risco do cliente com grande acurácia, rapidez e precisão. Esta considera aproximadamente 700 variáveis diferentes por região agrícola.
Além disso, a solução faz o monitoramento da área dada como garantia, através de imagens e dados obtidos em diversos lugares, com o objetivo de realizar verificações tais como:
- Verificação de pragas;
- Validação da planta ativa;
- Identificação de perdas no plantio;
- Condições climáticas.
Como resultado, conseguimos verificar quais variáveis são importantes para o negócio e automatizar o cálculo do rating e do risco do cliente, considerando uma análise combinada de dados tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.
Tem interesse em conhecer mais a fundo como podemos acelerar a transformação digital de sua empresa? Entre em contato com nossa equipe!